Juliano Almeida

Minha foto
Florianopolis, SC, Brazil

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

“Marcas” do passado, marcam seu futuro...

Lembro-me como se fosse hoje, juntamos uns trocados e fomos ao centro da cidade, comprar uma calça de brim, que muitos insistem em chamar de calça jeans, então tudo bem, tratemos como calça jeans mesmo... Bem como eu ia dizendo, fomos ao centro da cidade, Pelotas, onde nasci e cresci, comprar a tal calça jeans que não era para mim, era para um amigo, fomos juntos, era até estranho, pois quando eu tinha que comprar uma roupa ou um tênis ou seja lá o que fosse, minha mãe ia junto, pois quem escolhia era ela, não escolhia por cor ou modelo, mas sim por preço, sempre a mais barata obviamente.

Então estávamos lá, meu amigo e eu, não verdade nem éramos tão amigos, mas me convidou e eu fui, sei que fomos escolher a tal calça, que para minha surpresa também não era escolhida por cor ou modelo, mas sim por preço, assim como minhas roupas também eram escolhidas! Só havia uma pequena diferença, as calças jeans deste meu amigo eram escolhidas pelo maior preço! Isso mesmo, maior preço! Na época haviam calças de R$ 15,00 a até R$ 100,00. As minhas sempre partiam dos R$ 15,00 e por ali ficavam... Mas este meu amigo, segundo as palavras dele mesmo, “não tinha coragem de vestir uma calça barata”, e fez sua escolha, uma calça jeans por R$ 100,00 de marca! Nem lembro que porcaria de marca era, mas que me marcou, marcou!

Hoje eu vejo os pais se esforçando para dar tudo que os filhos querem, tudo que desejam, os pais não querem que os filhos passem pelas mesmas necessidades que eles passaram quando crianças, correm e trabalham para dar a calça de marca, o tênis com o melhor amortecedor, o celular “da hora”, o melhor computador, tudo, tudo mesmo, menos educação, bem mas esse é outro assunto.

Na minha infância e adolescência tive vários amigos, de vários tipos, gente boa, metidos, humildes, egoístas, bem educados, mal educados, vários, e também conheci vários pais de amigos, com seus defeitos e qualidades, mas uma dessas qualidades me chamava a atenção, qualidade essa que meus pais não tinham, a qualidade era justamente dar tudo o que os filhos pediam, e da marca que pediam.

Hoje agradeço a Deus por meus pais terem o terrível defeito de não me darem tudo que eu queria, eles me davam o que eu necessitava, e ponto! E assim pude aprender o valor do trabalho e do dinheiro. Hoje estou com 30 anos, e nunca, eu disse nunca mesmo, sequer provei o gostinho de vestir uma calça jeans de R$ 100,00! Obrigado pai e mãe, pois me ensinaram o valor do dinheiro, do trabalho e da educação, hoje graças a educação que recebi e aos nãos que recebi posso dizer que tenho os benditos R$ 100, pra comprar uma calça de brim, isso mesmo de brim, por que se é pra mim eu chamo como eu quiser, mas não vou pagar esse preço! Hoje pago em media R$ 35,00 por uma calça, pois é o menor valor praticado no mercado...

O mesmo ocorria com os tênis, eu ganhava um kichute, pra quem não conhece era um tenis preto, acho ate que era feito de borracha de pneus de carro, pois com certeza dava pra rodar uns 50 mil kms com eles, sem que se estragassem, se quebrasse o pé era possível usar um kichute como tala ou gesso... Enfim hoje posso dizer com certeza que de todos os amigos que tive, os mais bem sucedidos na vida são os que tiveram pais como os meus, e não como os pais do meu amigo da calça. Hoje sei que a maioria dos adolescentes que ganhavam tudo que queriam não terminaram o 2º grau, não tem emprego, são drogados ou já morreram, alguns poucos até trabalham, mas não tem perspectiva alguma na vida, e todos os meus amigos que assim como eu não tinham tudo que queriam, estudaram e se formaram em algo e hoje trabalham, tem família, ou seja, são homens, homens de carater!

Concluindo, a única “marca” que você deve dar ao seu filho é a marca da educação, do valor ao trabalho, do respeito a todos, independente da idade, ou seja, você deve ensinar o seu filho a ser gente, não se preocupe se você não pode dar tudo que seu filho deseja, dê a ele o que ele precisa!

Se você não sabe como, peça ajuda a Deus, ele pode te ajudar nessa dificil tarefa de educar seu filho, confie!

E por fim, no Natal ganhei uma calça da minha cunhada, não era de R$ 100,00 mas era de incríveis R$ 89,00! Até reclamei, lhe disse que não devia ter gasto tanto numa calça de brim, e pra minha “sorte” a calça não me serviu! Pobre não tem jeito mesmo!
Mas tudo bem, um dia usarei uma calça de R$ 100,00, mas só quando estas já forem as mais baratas do mercado!

Um abraço a todos e fiquem com Deus!

Juliano Almeida

2 comentários:

  1. É seu Juliano, naquele tempo das calças de brim eu não tinha filho, hoje não só tenho filho como apesar de tê-los pelos mesmos valores que você não posso deixar de querer dár-lhes o melhor. Isto não é pecado nenhum, não precisamos sofrer desnecessariamente para ser felizes, mas o ensino é de que se contentem com o que tem e lutem por algo melhor!

    Quando tiveres os teus vais entender... haja vista tanta lenga lenga com o Spok! Hehehehehe

    Abraço, Malton

    ResponderExcluir
  2. Até o Spock aprende, hehehe, então os filhos também podem...
    Um abraço!

    ResponderExcluir